Após o fim das transmissões analógicas de TV na capital paulista e em outros 38 municípios da região metropolitana, em março deste ano, começou, nos primeiros segundos desta quinta-feira (30) o processo de desligamento do sinal analógico em três regiões do estado de São Paulo: Campinas, Santos e Vale do Paraíba. Doze milhões de moradores receberão o sinal digital de TV de forma gradual.
Em Santos e mais 8 municípios vizinhos, o processo de desligamento vai até o dia 20 de dezembro. Já Campinas e 84 cidades próximas e as 19 cidades da região do Vale do Paraíba terão o sinal analógico desligado definitivamente no dia 17 de janeiro.
O Gired, grupo responsável pela coordenação da implantação da TV digital no Brasil, decidiu usar o prazo escalonado para que as cidades envolvidas possam atingir o índice determinado pela portaria do governo federal de 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV.
De acordo com a pesquisa Ibope realizada nesta semana, 89% dos domicílios de Santos já estão preparados para o novo sinal. Campinas e Vale do Paraíba atingiram 88%.
Nesta quarta-feira (29), durante a assinatura da portaria que autoriza o início do desligamento do sinal nessas regiões, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab e o presidente do Gired e da ANATEL, Juarez Quadros, ressaltaram que o desligamento do sinal de forma escalonada é uma forma segura de garantir televisão aberta a todos os cidadãos. “As cidades estão quase atingindo a meta estipulada. Certamente, antes das datas, os 90% de domicílios aptos ao sinal digital serão alcançados. Estamos escalonando apenas como uma margem de segurança”, disse o ministro Kassab.
Não foi a primeira vez que o Gired usou essa estratégia de escalonar o desligamento do sinal analógico de TV. No Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), que já contam exclusivamente com o sinal digital de TV, o desligamento também foi gradual.
TV digital em Franca e Ribeirão Preto será em janeiro
Em Ribeirão Preto, Franca e mais 43 cidades paulistas, o cronograma de desligamento do sinal analógico foi alterado pelo Gired. Nestas regiões, a TV digital poderá chegar a partir do dia 31 de janeiro de 2018.
De acordo com a pesquisa Ibope, o índice de domicílios aptos a receber o sinal digital atingiu 80%. Segundo Juarez Quadros, em janeiro haverá outra pesquisa para aferir a digitalização na região.
Kits
A distribuição de kits digitais para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal também continua nas cidades paulistas. Do total previsto, já foram entregues 76% dos kits em Campinas, 70% em Santos, 72% no Vale do Paraíba, 74% em Ribeirão Preto e 88% em Franca. Nas cidades que já tiveram o desligamento do sinal analógico, as ações de distribuição e instalação dos kits continuam bastante intensas.
Os Shoppings e centros comerciais do Rio de Janeiro continuam realizando os feirões digitais, que estimulam a compra de kits digitais a preços competitivos.
O Saldão da TV Digital está em 19 locais do Rio de Janeiro e cidades vizinhas.
A Patrulha Digital também segue trabalhando a todo vapor. Os voluntários estão percorrendo os bairros dos municípios do Rio, visitando os moradores para auxiliar na instalação das antenas e conversores.