Com participação de 40,2% no total do bolo publicitário, a TV mantém liderança como mídia global mais importante, segundo relatório do grupo Publicis ZenithOptimedia divulgado nesta segunda-feira, 9. A internet permanece em segundo lugar com uma fatia de 20,26%, enquanto os jornais obtiveram 17%; revistas 7,9%; e o rádio 6,9%.
Apesar do avanço das novas mídias, em oito anos a TV cresceu 3,4%, de acordo com dados do estudo. Em 2016 há previsão de um pequeno recuo para 39,3% na participação do total de investimentos, segundo informou IDGNow!.
Segundo o grupo, a publicidade global teve o seu maior longo período de crescimento em dez anos, totalizando US$ 532 bilhões de investimentos, um crescimento de 3,6% em relação a 2012. A previsão de incremento em 2014 é de 5,3% e de 5,8% em 2016, percentuais equivalentes aos de 2007 (5,4%) antes da crise econômica global.
A América Latina apresenta a maior taxa de crescimento em mídia em relação a todas as regiões analisadas e manterá, até 2016, liderança que conquistou em 2010. De 2013 para 2016, o crescimento saltará de 8,1% para 12,7%.
Assessoria de Comunicação da Abert