"Hoje, se sua empresa não está presente no meio web de alguma forma, seja por meio de um site ou aplicativo, ela simplesmente não existe", disse Andreas Constatinou, CEO e fundador da VisionMobile, na palestra internacional "O ecossistema de apps na América Latina" que abriu o 15º Tela Viva Móvel.
O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, em São Paulo, e reuniu cerca de 400 empresários, desenvolvedores e executivos do Brasil e do mundo. Os temas mais atuais do setor de tecnologia para celulares, smartphones e tablets foram debatidos em 13 painéis e 21 palestras sobre exemplos de sucesso.
Mobile, radiodifusão e oportunidades
O 15º Tela Viva Móvel apresentou ideias e dicas para os radiodifusores dispostos a perpetuar seus veículos por meio das novas tecnologias. Para os que já possuem app, Pedro Rippe, CEO da Bemobi, ressaltou que "quando o internauta abre o aplicativo, é o 'pulo do gato', por isso o desenvolvedor deve ser atrativo e oferecer boa experiência logo no primeiro momento. Qualidade do conteúdo também define a procura e o quão atraente o produto é", completou.
Flávio Lang, diretor de serviços inovadores e handsets da TIM, alertou que a crise econômica pode ser uma grande oportunidade para as empresas. "As marcas que estiverem com o consumidor durante a crise serão as marcas que continuarão com eles após a crise", disse.
Mobilize-se: o projeto que leva as rádios para o mobile
De acordo com o palestrante Miguel Caeiro, gerente da Lookout na América Latina, hoje "as pessoas usam seu celular para tudo na vida".
Apostando nessa tendência, a ABERT concluiu que à medida que surgem novas tecnologias e com a conexão cada vez maior da sociedade com os dispositivos mobile, o rádio no celular se tornou uma demanda do ouvinte. Assim, criou o Mobilize-se: a porta de entrada das emissoras no universo dos aplicativos.
As emissoras participantes do projeto têm direito a veicular sua programação em três novas plataformas: no integrador, no app exclusivo e no Portal Mobilize-se PLAY.
• Integrador: é um sistema gratuito que reúne emissoras de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones. Ele permite ao ouvinte conhecer rádios de todo o país por meio de uma busca rápida por cidade, estado, gênero, região e geolocalização. Ou seja, o ouvinte pode escutar rádios de outros lugares do país.
• App exclusivo: A rádio tem seu próprio aplicativo disponível para smartphones. Para uma rádio desenvolver seu app, os custos iniciais giram em torno de R$ 3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar apenas um salário mínimo por ano.
• Portal Mobilize-se PLAY: é uma ferramenta que aproxima ainda mais o ouvinte da rádio. Os internautas acessam o portal na internet e é como uma rede social dirigida aos ouvintes: eles podem curtir e seguir as rádios que mais gostam.
Inscreva sua emissora e leve sua programação para além dos limites das ondas do rádio. Clique aqui ou ligue 0800 940 2104.