O rádio ganhará oficialmente uma data especial no calendário brasileiro. Em 25 de setembro, será celebrado o Dia Nacional do Rádio, conforme Projeto de Lei 2.469/2022, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, na terça-feira (10). A matéria, já aprovada pela Câmara dos Deputados, aguarda a sanção presidencial.
A data é celebrada pela ABERT, de forma simbólica, desde 1966, quando o então presidente da Associação, João Calmon, lançou o dia durante o IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em Salvador (BA).
A escolha do dia não foi por acaso: 25 de setembro marca o nascimento de Edgar Roquette-Pinto, o "pai da radiodifusão no Brasil". Médico, professor e antropólogo, Roquette-Pinto foi pioneiro ao fundar, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora brasileira, que mais tarde se transformaria na Rádio MEC. Sua visão inovadora utilizou o rádio para disseminar cultura e informação, revolucionando a comunicação no país.
A data é instituída no ano em que se comemoram os 140 anos de nascimento de Roquette-Pinto e 70 anos de seu falecimento.