O rádio alcança 90% da população do Brasil, sendo que 70% dos pesquisados utilizam o meio como forma de entretenimento e 50% para ouvir notícia. Os dados estão no levantamento realizado pelo Ibope Media.
A pesquisa também apontou os hábitos dos ouvintes. A música sertaneja é a preferida da população com 50%, seguida pela Música Popular Brasileira (MPB), com 41%.
De acordo com os números, o brasileiro ouve rádio cerca de 3 horas e 50 minutos por dia e a maior audiência é às 10h da manhã.
50% dos pesquisados escutam rádio em casa, 10% no carro e 5% no trabalho. A pesquisa mostrou os demais veículos usados simultaneamente ao rádio. A internet é a mais usada pelos ouvintes, com 18%. Já 16% ouvem o rádio assistindo televisão, 13% lendo jornal e 12% lendo revistas.
Com o avanço da tecnologia, o rádio também pode ser ouvido pelo celular.
Como forma de valorizar o meio rádio, a Abert está promovendo a campanha “Rádio FM no Celular”, que tem como objetivo mobilizar os ouvintes a optar por aparelhos com chip de rádio na hora da compra, além de sensibilizar a indústria sobre as vantagens de fabricação de dispositivos móveis com o rádio FM.
Segundo levantamento da Abert, 99% dos celulares entre R$ 300 e R$ 700 possuem rádio FM integrado. Já os celulares com rádio que custam acima de R$ 1 mil são 62%.