Um mês após o desligamento do sinal analógico de TV em Rio Verde (GO), uma pesquisa realizada na cidade mostrou que 94% das famílias estão adaptadas para o sinal digital. No universo de 6% das residências sem acesso ao novo sinal, 75% pertencem às classes C2, D e E, 17% à classe C1 e 8% às classes A e B.
Para a população entrevistada, a “imagem melhor” é o fato mais positivo com a chegada da TV digital (82%). 32% responderam que o mais negativo é a perda do sinal de televisão caso a pessoa não tenha se preparado para o desligamento.
O índice de digitalização de 94% foi alcançado graças à distribuição de conversores pelo governo que transformou as antigas TVs de tubo em receptores digitais de alta definição.
A distribuição gratuita dos conversores foi feita para as famílias integrantes do Cadastro Único, composto pelos principais programas sociais federais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos.
No total, mais de 16 mil residências receberam o conversor a um custo estimado de R$ 3 milhões.
O uso dos conversores destinados aos domicílios do Bolsa Família, equipados com recursos de interatividade - fator que gerou muita polêmica nos debates do Gired em função dos custos -, não teve nenhuma resposta positiva.
Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, o resultado indica a necessidade de o governo concentrar-se mais na divulgação dos recursos de interatividade. “Caso contrário, o governo federal terá investido preciosos e escassos recursos num conversor digital muito mais caro, porém, sem uso ou utilidade para os integrantes deste importante programa social”, disse.
A transmissão do sinal analógico de TV em Rio Verde foi encerrada no dia 1º de março com apenas 85% dos domicílios da cidade preparados para receber a transmissão digital, e não 93%, meta estabelecida para o desligamento.
A EAD, empresa responsável pela implantação do sinal digital, continuou a distribuição dos adaptadores na cidade goiana por mais 30 dias após o desligamento para famílias beneficiadas por programas sociais que não retiraram ou instalaram os equipamentos a que tinham direito. Somente um mês depois, a digitalização alcançou 94%.
As geradoras de TV também continuaram transmitindo, por um mês, uma cartela fixa na tela dos televisores alertando os telespectadores que não se prepararam para o desligamento. A mensagem trazia informações sobre como proceder para ter acesso ao sinal digital.