A ABERT aderiu ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sexta-feira (30), em Brasília.
Outras 33 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, foram convidadas a participar do programa, que tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral e aos atores envolvidos no pleito.
Durante o lançamento, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, defendeu a adoção de ações apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano como forma de assegurar a credibilidade do processo de execução das eleições.
A ministra lembrou a atuação da Justiça Eleitoral contra a desinformação nas eleições de 2018, “com a divulgação, em larga escala, de notícias falsas com o claro objetivo de desacreditar a instituição e seus integrantes, colocando sob suspeita o sistema eletrônico de votação”.
A ABERT foi representada pelo diretor geral Cristiano Lobato Flores. Participaram da solenidade a procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Eduardo Damian, representantes das entidades convidadas e jornalistas.