Desde que o processo de migração do AM para o FM começou, em março de 2014, a ABERT vem ajudando o radiodifusor a concluir a mudança, dando auxílio jurídico e técnico gratuito para os associados.
Foi o caso, por exemplo, da Rádio Muriaé, primeira emissora AM da Zona da Mata mineira, criada em 1943.
Ao longo do tempo, a rádio se reinventou para se adaptar às novas realidades e tendências. Com a possibilidade de migrar da faixa AM para o FM, a emissora solicitou a mudança de frequência, mas a conclusão do processo estava prevista apenas para o segundo lote, que contempla as rádios que ficarão na faixa estendida.
Para o dono da rádio, Paulo Roberto Barros, era importante concluir a migração ainda no primeiro lote. Ele pediu ajuda da ABERT para reduzir a potência da emissora, conseguir um canal no primeiro lote e auxílio sobre como encaminhar as documentações corretamente.
“A ABERT fez um movimento junto à ANATEL e conquistou um novo canal FM já na primeira etapa. Ou seja, não ficamos na faixa estendida”, contou.
“Ficamos temerosos porque depender de órgãos públicos costuma demorar e poderíamos perder o prazo, mas a rapidez da ABERT para resolver a questão nos surpreendeu. Hoje nossa AM está mais viva do que nunca, com jornalismo de manhã até de noite, e ficará ainda mais forte no FM”, disse Barros.
A ABERT disponibiliza um canal para o contato dos radiodifusores associados que precisam de algum auxílio. Basta ligar para 0800 940 2104 e escolher a opção desejada.