Notícias

    Parceria promove descarte correto de TVs de tubo

    Com a proximidade do desligamento do sinal analógico em Brasília e entorno do Distrito Federal, marcado para 26 de outubro, o número de famílias que vem optando por trocar o televisor antigo por um de tela plana é grande. Para promover a conscientização do descarte correto dos aparelhos de TV de tubo, a Seja Digital, entidade responsável por gerir o processo de migração do sinal analógico para o digital, e a ONG Programando o Futuro anunciaram uma parceria nesta terça-feira (14).

    Batizada de Minha Velha Nova TV, a campanha tem 35 pontos de coleta de lixo eletrônico no Distrito Federal e entorno. Os equipamentos recolhidos serão restaurados e doados a famílias carentes ou vão para reciclagem.

    O descarte correto é essencial, já que os tubos dos televisores são compostos por elementos poluentes, como os metais chumbo, cádmio, mercúrio e berílio.

    De acordo com relatório da ONU, cerca de 1,4 milhão de toneladas de aparelhos eletrônicos são descartados todos os anos no Brasil. Uma das justificativas para o alto número é o valor do conserto de equipamentos como computadores e televisores antigos, que pode ser tão caro quanto um aparelho novo.

    A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 15 milhões de domicílios em todo o Brasil ainda utilizam apenas a TV analógica (tela plana ou tubo). Até dezembro de 2018, quando os maiores centros urbanos do Brasil – cerca de 1.350 cidades – estarão assistindo televisão apenas pelo sinal digital, o volume de equipamentos descartados deve aumentar consideravelmente.

    “A parceria com a ONG Programando o Futuro irá nos ajudar a promover a conscientização do descarte adequado dos equipamentos obsoletos quando as famílias de Brasília substituírem suas TVs por aparelhos mais novos”, afirmou Antonio Carlos Martelletto, diretor geral da Seja Digital.

    Outros projetos

    A parceria entre a ONG e a Seja Digital também irá promover outros três projetos: a Caravana Digital – um ônibus adaptado que passará pelas comunidades e funcionará como uma sala de aula para ensinar a população a adaptar os aparelhos para receber o sinal digital –, os Pontos de Aconselhamento Comunitário – 20 pontos espalhados pelo DF com voluntários para orientar a comunidade sobre o desligamento do sinal analógico – e os Diálogos e Mutirões Comunitários – 5 jovens lideranças comunitárias vão realizar conversas e organizar mutirões de agendamento para retirada dos kits de conversor digital em Luziânia, Novo Gama, Cristalina, Cidade Ocidental e Valparaíso. As datas ainda não foram definidas.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar