A importância do direito constitucional de acesso à informação foi lembrada, mais uma vez, pela ABERT, Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado na sexta-feira (3). Nas peças publicitárias divulgadas, as associações destacam o papel da imprensa na garantia desse direito. “Enquanto a imprensa puder falar, você sempre terá voz”. Além de publicidade em jornais, revistas e plataformas digitais, um spot foi produzido para a programação das rádios. Para fazer download gratuito, clique aqui. “Esse dia é dedicado, acima de tudo, a você, ao seu direito de saber a verdade, acima de interesses pessoais, políticos ou econômicos”, diz trecho da mensagem.
Presidente da ABERT envia mensagem aos radiodifusores
O presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo também divulgou uma mensagem aos profissionais de rádio e televisão pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Na gravação, ele destaca que “a liberdade de imprensa é uma conquista da sociedade para a própria sociedade” e que “jamais o jornalismo livre e profissional foi tão importante como elemento certificador da verdade, da responsabilidade e da democracia”.
O áudio está disponível na Rádio ABERT. Para acessar e baixar, clique aqui.
O salvadorenho José Luis Saca, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), também enviou uma mensagem, em português, aos radiodifusores brasileiros. Para a íntegra, acesse aqui.