Tendências tecnológicas e modelos de negócios foram temas dos painéis do encontro regional da SET, realizado nesta quinta-feira (22), em Brasília. O SET Centro-Oeste reuniu profissionais renomados do setor e possibilitou o networking entre os participantes.
O painel “Atualização Regulatória” foi moderado por Geraldo Cardoso de Melo, representante da Regional Sudeste da SET. Como palestrantes, estiveram presentes o diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres; Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom); e Samir Nobre, diretor-geral da Abratel.
Flôres apresentou a agenda setorial, explicou a importância das políticas públicas para os serviços prestados e ressaltou a atenção dada aos hábitos de consumo da população. O diretor também mencionou dados do Kantar IBOPE Media, como, por exemplo, o alcance que a TV tem no Brasil: 50% da população é impactada em um dia, 78% em uma semana e mais de 195 milhões de brasileiros em um mês.
O estudo apresentado por Flôres ainda revelou que o rádio impacta três a cada cinco pessoas no Brasil, que o veículo teve um aumento de 20% no índice de confiança e que cada ouvinte tem uma média de 3h58 de consumo diário.
Wilson Wellisch abordou as ações realizadas pela Secoe nos últimos meses e afirmou que há interesse em desenvolver a radiodifusão, de forma que o setor possa evoluir. Segundo o secretário, mais de cinco mil processos foram analisados pelo órgão neste ano, além da criação de nove novos serviços digitais no gov.br.
“Vamos consolidar todos os decretos da radiodifusão e vamos trabalhar na desburocratização e revisão desses decretos”, afirmou Wellisch.
Para Vinícius Caram, a Anatel tem avançado muito e reforçado a importância da transparência para o setor. Caram mencionou as várias contribuições internacionais que o Brasil tem dado.
O evento teve outros quatro painéis, com os temas: “Regulação de IA e Plataformas digitais”, “Tecnologias para produção de conteúdo: Leds vs. Video Wall em aplicações de estúdio e as implicações técnicas das câmeras diante das opções disponíveis no mercado”, “Produção Remota” e “Tecnologia, Conteúdo, monetização e audiência em plataformas digitais”, e contou com as palestras de Roberto Franco, conselheiro da ABERT e da SET e diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, e de Raymundo Barros, presidente do Fórum Sistema Brasileiro TV Digital Terrestre, conselheiro da SET e diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo.