O ICFJ (International Center for Journalists) divulgou, na quinta-feira (22), a lista dos 160 projetos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais para receber cinco meses de mentoria e bolsas de inovação para desenvolvimento da proposta (AQUI).
Do total de 301 projetos candidatos à fase de Mentorias & Grants, 80 organizações de mídia receberão US$ 15.000 e 80 jornalistas independentes receberão US$ 2.500.
Entre os projetos selecionados estão o desenvolvimento de novos produtos midiáticos, novos processos para ampliar a relação dos veículos com suas audiências, implementação de novos modelos de receita/monetização, projetos de jornalismo de dados, criação de novas iniciativas de mídia – inclusive em regiões consideradas desertos de notícias ou quase desertos de notícias – e reportagens especiais sobre temas fundamentais para a sociedade brasileira.
Organizações de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, contemplando todas as regiões do país estão entre os vencedores. Além da diversidade regional, o programa contempla diferentes modelos de negócios midiáticos – rádio, TV, jornalismo digital, jornais e revistas – e organizações de diversos tamanhos e tempos de atuação.
Para a nova etapa, foram contratados 33 especialistas em diferentes tópicos que auxiliarão na troca de metodologias de mentoria, ferramentas, lições aprendidas e a desenvolver atividades em conjunto.
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria do ICFJ, Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – Universidade de Nova York (CUNY) e das associações de imprensa brasileiras, entre elas, a ABERT.