Brasília, 04 de agosto de 2014.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) condena a agressão de um policial rodoviário federal a profissionais de comunicação das TVs Gazeta e Capixaba, afiliadas da Rede Globo e da Rede Bandeirantes, respectivamente, no Espírito Santo, nesta segunda-feira, 4.
O policial lançou spray de pimenta sobre os repórteres e os cinegrafistas das emissoras. Eles faziam cobertura jornalística de uma manifestação de moradores na BR 101, no município de Serra, a 27 Km de Vitória.
Os profissionais registravam imagens e acompanhavam o conflito em uma área recuada, quando o policial caminhou até eles e, exaltado, atirou o gás lacrimogêneo. Um dos jornalistas tentou argumentar que não atrapalhava a ação policial e que estava apenas trabalhando.
Atos de violência como este, que buscam intimidar o trabalho da imprensa, configuram em atentado ao livre exercício do jornalismo e devem ser rechaçados em respeito ao direito à livre informação e à própria democracia.
Daniel Pimentel Slaviero
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.