O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, participa, no dia 8 de agosto, de audiência pública da Comissão de Educação do Senado para discutir o projeto que prevê a criação da Semana Nacional de Valorização da Vida.
De autoria da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a proposta chama a atenção para o aumento do índice de suicídios no Brasil. A ideia é que a nova data anteceda o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no país. O Brasil assume a triste colocação de 8º país no ranking mundial de suicídios, com mais de 11,6 mil casos por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 95% dos casos podem ser prevenidos por estarem relacionados a causas como depressão.
Tonet fará uma breve apresentação reforçando os motivos e a importância de o suicídio ser alertado à população, além de demonstrar formas de tratar o assunto pela mídia em geral. “Os meios de comunicação como rádio e televisão são fortes fontes de informações que podem ajudar a combater essa triste realidade”, afirma.
Recentemente o jogo online Baleia Azul surpreendeu todo o mundo com a facilidade de acesso dos participantes e a forma de persuasão utilizada pelos criadores do game. As regras obrigam o participante a cumprir desafios e, ao final do jogo, chega ao extremo de exigir que cometam suicídio. O não cumprimento do “desafio final” vem seguido de ameaças à vida de familiares e amigos do participante.