Consultor Carlos Muller em visita à emissoras de Porto Alegre
O consultor da ABERT e assessor de imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Carlos Muller, visitou emissoras de Santa Catarina na última terça-feira (8) para uma conversa com profissionais sobre o tema “Notícias Falsas”. Com o apoio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), o jornalista passou pelas redações da RBS TV, Diário Catarinense, CBN, RIC Record, Notícias do Dia e SBT Santa Catarina.
Na maioria das vezes, com a ajuda da internet, as notícias falsas são plantadas e disseminadas. Muitas tomam proporções e alcances que causam enormes prejuízos ao jornalismo profissional, que tem compromisso com a apuração dos fatos e com a verdade. “A sociedade precisa ter cautela ao receber uma notícia. É preciso analisá-la antes de compartilhar, reproduzir ou reagir às notícias evidentemente falsas ou potencialmente falsas”, alerta. Muller reforça que a produção de notícias falsas atingiu um patamar que muita gente não imagina. “É um fenômeno muito maior, mais grave e com mais implicações do que um simples boato. A produção de notícias falsas adquiriu uma proporção industrial, com um modelo de negócio viável economicamente, capaz de criar empresas lucrativas e especializadas que lucram com publicidade da internet”, explica.
Para Muller, a melhor forma de se combater o “mal” das notícias falsas é por meio de um jornalismo sério e competente, com responsabilidade, e que leve a informação verdadeira e o mais objetiva possível. “O objetivo das visitas é mostrar e alertar a população, mas principalmente os profissionais de mídia, desde jornalistas, radialistas, publicitários e anunciantes sobre as formas reais de evitar a disseminação de conteúdo mentiroso. Se a população tem confiança em um veículo, em um jornalista, ela vai buscar a informação nos meios oficiais e não em postagens de qualquer site na internet”, finaliza.
Na próxima terça-feira (15), o jornalista visitará as emissoras de Curitiba (PA).
Campanha “Nunca se precisou tanto da imprensa”
Em maio de 2017 a ABERT, em parceria com a ANJ, Associação Nacional de Editores de Revistas – ANER e UNESCO lançou a campanha “Nunca se precisou tanto da imprensa” para lembrar sobre a importância do jornalismo profissional no combate às notícias falsas.
Para ajudar a divulgar a campanha, as emissoras interessadas podem compartilhar gratuitamente os spots. Baixe aqui.