Chegou a vez de São Paulo fazer a transição do sinal analógico de TV para o digital. O fim das transmissões analógicas na capital paulista e mais 39 municípios da Região Metropolitana acontece no dia 29 de março. 75 mil multiplicadores da TV digital serão formados e parte deles vai atuar na Patrulha Digital em São Paulo e no interior do estado. Os alunos do Senai/SP serão capacitados para orientar a população e ajudar a instalar os conversores que adaptam as TVs de tubo à nova tecnologia digital.
A parceria entre as empresas que apoiam a ação será formalizada no Senai de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (1º), pela ABERT, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Seja Digital (empresa responsável pela digitalização da TV analógica no Brasil).
Quase 2 milhões de kits compostos por conversor digital, antena e cabos serão distribuídos, gratuitamente, para os beneficiários de programas sociais do governo como, por exemplo, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos.
A Patrulha Digital forma alunos em eletrônica, eletrotécnica, refrigeração, telecomunicações, informática e edificações para atuar no processo de transição da TV analógica para a digital. O curso terá início ainda em fevereiro e, ao final, os alunos terão certificado de participação.
Estarão presentes na cerimônia o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Marteletto.
Patrulha Digital em outros estados
Na última quinta-feira (26), o termo de cooperação da parceria para a Patrulha Digital foi assinado em Recife (PE), que terá o desligamento do sinal analógico no dia 26 de julho. A ação pretende formar 1,2 mil disseminadores da TV digital na capital de Pernambuco e região metropolitana.
A Patrulha Digital começou em Rio Verde (GO), primeira cidade brasileira a ter apenas transmissão de TV digital, no dia 1º de março de 2016. Na cidade goiana, 40 alunos foram treinados para visitar as casas.
A primeira capital a ter o sinal analógico desligado foi Brasília (DF) e nove cidades do entorno do Distrito Federal, no dia 17 de novembro do ano passado. Mil alunos voluntários participaram das ações da Patrulha Digital.