A ABERT indicou, na segunda-feira (26), o diretor-geral, Cristiano Lobato Flôres, e o diretor de Tecnologia, Luiz Carlos Abrahão, para integrarem, como membros titular e suplente, respectivamente, o Grupo de Trabalho (GT) que discutirá a nova geração de TV, a chamada TV 3.0.
De acordo com o Decreto nº 11.484/2023, o grupo será coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e terá representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de entidades do setor de radiodifusão e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).
“Pesquisas recentes mostraram o grande impacto da TV aberta na vida dos brasileiros. Com a evolução da TV digital, serão aplicadas novas e diferentes tecnologias que trarão significativos avanços, melhorando em muito a experiência do telespectador”, afirma Lobato Flôres.
Os estudos relacionados à tecnologia que será utilizada na TV 3.0 deverão ser concluídos até 31 de dezembro de 2024. A data também é o limite para que a Anatel promova discussões sobre a canalização da TV 3.0.