O combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, da chikungunya e do vírus da zika, que pode estar ligado aos inúmeros casos de microcefalia, deve ser uma iniciativa de todo o brasileiro.
Para ajudar na divulgação das ações de combate ao mosquito, a ABERT está disponibilizando o material produzido pelo governo federal para que a população possa colaborar nesse mutirão contra o Aedes. Os ministérios da Saúde e das Comunicações prepararam panfletos, cartazes, spots para rádio e filmetes para televisão. O material pode ser baixado aqui.
Todas as instituições de ensino públicas e privadas estão recebendo a visita de agentes comunitários que levam folhetos e cartazes com os cuidados e deveres que devem ser seguidos por todos para que não ocorra a proliferação do mosquito. O guia de combate ao mosquito traz várias dicas para eliminar possíveis criadouros, desde tampar corretamente as caixas-d’água até o fechamento de ralos internos e externos. (Veja o guia aqui).
Os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, com a participação de militares das Forças Armadas, já vistoriaram mais de 40% dos imóveis do país para combater o Aedes aegypti.