Durante uma semana, mais de 100 profissionais e associações de imprensa de 52 países estiveram reunidos no Fórum de Jornalistas Belt and Road 2018, em Beijing, na China. A convite da Associação de Jornalistas da China, a ABERT, única entidade brasileira presente ao encontro, participou dos debates sobre ações de cooperação entre as associações dos países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, consideradas nações emergentes em desenvolvimento).
O Belt and Road tem como objetivo promover a aproximação, o desenvolvimento econômico e criar oportunidades comerciais entre os países que fizeram parte da Rota Marítima da Seda, do século XXI.
Além dos debates, os jornalistas participaram de atividades culturais, como a visita às instalações do Diário Popular da China, agência de notícias do governo chinês, ao porto e à zona de livre comércio da cidade de Xiamen, no sul do país, e ao Centro de Convenções onde aconteceu a Cúpula do BRICS, em setembro do ano passado.
Na cerimônia de encerramento do Belt and Road, a presidente da Associação de Jornalistas da China, Wang Dongmei, destacou a importância do fórum para o estreitamento de laços entre as nações. "Não há dúvidas de que a troca de experiências e o compromisso de cooperação tornam este processo único na construção de um mundo de paz", disse ela.
Na próxima semana, uma comitiva chinesa será recebida pelo presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, dando continuidade ao projeto de integração na comunicação dos países participantes do fórum.