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    Abert participa de Seminário sobre Gestão de Espectro

    Durante dois dias, especialistas se reuniram na Anatel para discutir as oportunidades e os desafios para a gestão eficiente do espectro frente à necessidade de expansão dos serviços de telecomunicações em áreas menos povoadas, à digitalização da TV aberta e ao crescimento do consumo de dados.

    A expectativa é que nos próximos anos haverá um uso cada vez maior do consumo de dados, considerando o uso atual e as novas ferramentas e tecnologias que devem invadir o mercado e, por consequência, o espectro, notadamente o da radiodifusão. Tal previsão incentiva a busca por soluções criativas para ampliação dos serviços e da gestão do espectro.

    No 2º Seminário de Gestão de Espectro – Uma visão de futuro, um dos pontos centrais do debate foram as sobras do leilão dos 700 mhz, que podem ser incorporadas aos serviços públicos, como os de segurança e defesa, com dados em banda larga e voz, transmissão de imagens em alta qualidade e definição.

    O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vitor Menezes, anunciou que a Agência pretende lançar, no próximo ano, um sistema eletrônico de pedido de outorga para os serviços de comunicação multimídia (SCM), com o objetivo de reduzir de 110 para dois dias o prazo para a concessão de licença.

    Paulo Ricardo Balduíno, diretor de Planejamento e do Uso de Espectro da Abert, ressaltou a geração de empregos, inclusão social e o suporte ao desenvolvimento econômico que a televisão digital gera.

    Ele ainda apresentou um panorama do avanço da televisão digital no Brasil e explicou as diferenças entre as tecnologias HD, 4K e UltraHD. “O futuro espaço de entretenimento será formatado nas casas, de forma que será possível receber novas tecnologias. O senso de realidade na transmissão da televisão se adquire com luz, cores, e som ”, disse Balduíno.

    Para garantir o seu futuro, a radiodifusão brasileira, livre, aberta e, sobretudo, gratuita, precisa preservar o seu espectro para se atualizar e expandir suas redes e serviços. Como exemplo, a tecnologia 4K, que já é uma realidade no mundo e em breve estará no Brasil.

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