A ABERT participou, nesta segunda-feira (3), do Seminário “A Regulação da Publicidade Infantil: Mídia Tradicional x Plataforma Digital”, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Cristiano Lobato Flores, diretor geral da ABERT, foi o moderador do painel “Aspectos econômicos e cognitivos da publicidade” que contou com a presença de Álvaro Dias, neurocientista e professor da Universidade Federal de São Paulo, e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
“A discussão promovida pelo Ministério da Justiça é muito rica porque pretende contribuir para a uniformidade na regulação que deve ir além dos veículos de comunicação tradicionais, abrangendo também as plataformas digitais. Desta forma, podemos ter, inclusive, um parâmetro mínimo de atuação que sirva para todos no mercado, sem desconsiderar, é claro, as especificidades de cada meio”, destacou Cristiano Lobato.
De acordo com o diretor da ABERT, o debate não tem a pretensão de frear o avanço tecnológico. “Hoje, as novas plataformas não só ofertam conteúdo, mas monetizam por meio da publicidade, trazendo, inclusive novos hábitos de consumo. É nossa obrigação discutir o melhor, principalmente, para as crianças, mas também levar em consideração a economia movimentada pelo mercado dos veículos de mídia, bem como a produção e qualidade de programas voltados ao público infanto-juvenil”, reforçou.
Após a exposição do neurocientista Álvaro Dias sobre os impactos da publicidade no público infantil, em especial, na internet, Renato Meirelles defendeu a regulação. “É preciso cuidar, proteger e priorizar as crianças em primeiro lugar. Não regular é não entender a diferença de ser uma criança, em situação vulnerável, e o poder persuasivo usado pelas empresas”, disse o presidente do Instituto Locomotiva.