A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) considera extremamente grave o assassinato de Luiz Henrique Georges, dono do Jornal da Praça, de Ponta Porá, ocorrido na última sexta-feira, 5/10.
Este é o sexto crime cometido contra um profissional ligado à atividade jornalística neste ano no Brasil. Georges assumira o jornal em fevereiro, quando o antigo proprietário, Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, foi morto.
A vítima estava em um carro acompanhado de dois homens. Uma Blazer se aproximou e um dos ocupantes disparou cerca de 30 tiros. Georges e Nery Vera morreram no local. O terceiro ocupante do veículo, um paraguaio, foi levado para um hospital.
O caso deve ser investigado com rigor pelas autoridades do Estado, a fim de esclarecer a motivação e identificar os autores da ação.
A impunidade em crimes contra imprensa gera autocensura e acaba por comprometer o exercício pleno da liberdade de expressão, o que é inconcebível em uma sociedade democrática.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962 que representa mais de 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão, e tem por missão a defesa da radiodifusão privada e livre e a vigência efetiva da liberdade de expressão e do pensamento.