O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou das solenidades de posse dos novos ministros, ao longo da semana, em Brasília. A maioria dos 37 ministros do governo Lula foi empossada na segunda-feira (2), em cerimônias bastante concorridas.
Além da posse do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Paulo Pimenta, Lara Resende prestigiou a do Controlador-Geral da União, Vinicíus Marques, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Em discurso, Alckmim defendeu a urgência de uma reforma tributária e destacou que a recriação do MDIC pelo atual governo vai incentivar a "reindustrialização" do país. Para o presidente da ABERT, este “é um projeto audacioso e que poderá ser muito positivo para o Brasil”.
Lara Resende também esteve presente na posse de Luciana Santos, que chefiará o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, de Alexandre Padilha, que comandará a Secretaria de Relações Institucionais, e de Mauro Vieira, que ficará à frente do Ministério das Relações Exteriores.