Notícias

    Abert reage a erros em pesquisa do Ibope Media

    Os sucessivos erros cometidos pelo Ibope Media na divulgação de resultados sobre o meio rádio provocaram a reação da Abert. Em ofício encaminhado ao presidente do instituto, Carlos Augusto Montenegro, o presidente da associação, Daniel Slaviero, pediu providências para que novas falhas não voltem a acontecer.

    No início de fevereiro, o Ibope Media divulgou números incorretos sobre a audiência do rádio no período entre o final de 2014 e janeiro de 2015, e, mesmo sendo alertado por alguns radiodifusores que estranharam os resultados, o instituto afirmou não haver qualquer erro. Somente no dia 6 de março, quase um mês após a divulgação, o Ibope Media assumiu a falha e alegou ter errado na aplicação do novo “Critério Brasil”, metodologia que determina a distribuição da amostra.

    A demora na correção dos dados foi duramente criticada pela Abert. “Ao longo de quase um século de atuação, as emissoras de rádio sempre se dedicaram à profissionalização do mercado, como forma de honrar a confiança de anunciantes e ouvintes. A demora do Ibope Media em corrigir os números revela descuido para com o rádio, segunda mídia mais importante do Brasil”, afirma Slaviero.

    No documento, a associação enumera ainda um histórico de falhas do instituto, como, por exemplo, a falta de atualização da metodologia de pesquisa, pouca transparência na relação com o mercado e controle de qualidade.
    “A Abert, em nome dos seus associados, entende que erros desta natureza são inadmissíveis: comprometem a qualidade da informação, a geração de negócios e a própria imagem do rádio no país”, diz o documento.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar