Os sucessivos erros cometidos pelo Ibope Media na divulgação de resultados sobre o meio rádio provocaram a reação da Abert. Em ofício encaminhado ao presidente do instituto, Carlos Augusto Montenegro, o presidente da associação, Daniel Slaviero, pediu providências para que novas falhas não voltem a acontecer.
No início de fevereiro, o Ibope Media divulgou números incorretos sobre a audiência do rádio no período entre o final de 2014 e janeiro de 2015, e, mesmo sendo alertado por alguns radiodifusores que estranharam os resultados, o instituto afirmou não haver qualquer erro. Somente no dia 6 de março, quase um mês após a divulgação, o Ibope Media assumiu a falha e alegou ter errado na aplicação do novo “Critério Brasil”, metodologia que determina a distribuição da amostra.
A demora na correção dos dados foi duramente criticada pela Abert. “Ao longo de quase um século de atuação, as emissoras de rádio sempre se dedicaram à profissionalização do mercado, como forma de honrar a confiança de anunciantes e ouvintes. A demora do Ibope Media em corrigir os números revela descuido para com o rádio, segunda mídia mais importante do Brasil”, afirma Slaviero.
No documento, a associação enumera ainda um histórico de falhas do instituto, como, por exemplo, a falta de atualização da metodologia de pesquisa, pouca transparência na relação com o mercado e controle de qualidade.
“A Abert, em nome dos seus associados, entende que erros desta natureza são inadmissíveis: comprometem a qualidade da informação, a geração de negócios e a própria imagem do rádio no país”, diz o documento.