Foi instalado nesta sexta-feira (10), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI). Coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o GAISPI é formado por representantes do Ministério das Comunicações, das empresas vencedoras da licitação da faixa, das empresas de satélite e de empresas de radiodifusão.
O presidente da ABERT Flávio Lara Resende, o diretor geral Cristiano Lobato Flôres e o diretor de Tecnologia Luiz Abrahão representam a Associação no grupo, que tem como missão coordenar os trabalhos para a implementação das políticas estabelecidas como contrapartida para a venda da faixa, como por exemplo, a distribuição dos kits de recepção de TV via satélite em Banda Ku para os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) que atualmente utilizam a Banda C; além da limpeza da Banda C estendida e mitigação das interferências nos serviços profissionais de satélite que operam na faixa.
Com o leilão do 5G, o GAISPI terá como desafio a antecipação das operações da nova tecnologia em algumas cidades, já que o prazo para início do 5G na faixa de 3,5 GHz nas capitais é 31 de julho de 2022.