Com o lema “Não pague o pato. Confie em quem apura o fato”, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) lançou uma campanha para combater a proliferação de notícias falsas. A ação conta com um mascote, o Fakelino, que está percorrendo as cidades catarinenses, reforçando a ideia de que as pessoas devem checar uma informação antes de repassar e compartilhar, principalmente em época eleitoral.
Na ação, o mascote distribui folhetos com dicas para identificar uma notícia falsa de uma verdadeira e reforça o papel das emissoras de rádio e TV no combate às chamadas fake news.
No último fim de semana, a ação passou pela Oktoberfest, festival de tradições germânicas que acontece todos os anos em Blumenau, no mês de outubro, e pela Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco, em Brusque. Além das emissoras de rádio e TV locais, o Fakelino também já visitou Joinville e deverá percorrer todas as regiões de Santa Catarina até o final do ano.
“Nosso objetivo é destacar a importância do Rádio e da Televisão, que são veículos essenciais comprometidos com a verdade”, explica o presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli.
A campanha da ACAERT tem o apoio da ABERT que, em junho, firmou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para combater a disseminação de notícias falsas, principalmente, no período eleitoral.
“É o jornalismo profissional que fornece a notícia correta. As falsidades que circulam, principalmente pelas redes sociais, podem ser checadas pelos nossos meios de comunicação, que são fontes primárias de informação”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.