A estreia do programa Acelerando a Transformação Digital, nesta quinta-feira (10), reuniu profissionais e representantes de emissoras de rádio e TV que se inscreveram para a primeira fase do programa, uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.
No painel “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos”, o jornalista britânico Jon Laurence abordou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.
O supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, falou sobre a experiência de liderar a redação da plataforma digital, com a aprovação de mais de 15 mil vídeos, e deu dicas de como atrair engajamento nas redes sociais.
“Você tem que estar dentro da experiência do usuário. Usar frases mais curtas, evitar jargão menos familiarizado, assegurar que o texto está ligado ao público num mundo muito competitivo”.
Sobre o rádio no ambiente digital, Jon Laurence elogiou o conteúdo produzido pelo meio. “Não vejo como solução para o rádio a geração de conteúdo exclusivamente para redes sociais”.
O encontro virtual contou ainda com a presença do coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad.
“Este é um desafio maravilhoso e difícil ao mesmo tempo. Fazer a transição para a multiplataforma exige atenção e organização do fluxo de trabalho para a construção de novas audiências”, enfatizou Chahad.
Na abertura do encontro, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou o objetivo do programa, de levar um leque de informação e conhecimento sobre o ambiente digital.
A vice-presidente do ICFJ, Johanna Carrillo, comemorou o número recorde de inscritos para a fase de treinamento, com mais de 650 selecionados de 200 organizações. “Estou muito feliz que vocês estejam participando desse programa sobre transformação digital e gostaria de frisar que esse treinamento é considerado o de maior número de participantes. Isso é fantástico!”
Outros cinco treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do Acelerando a Transformação Digital.
No dia 24 de fevereiro, às 14h, o painel “Distribuição de conteúdo digital” terá a presença da produtora sênior da AJ+ em espanhol, Paula Daibert, responsável por escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários informativos curtos e com grande alcance visual na América Latina. A AJ+ Español foi a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.