Mais de 800 profissionais e emissoras de rádio e TV participarão do programa Acelerando a Transformação Digital, uma parceria da ABERT com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.
As inscrições para associados e não associados à ABERT foram encerradas nesta sexta-feira (28). Após a confirmação das inscrições, os participantes receberão um email do ICFJ com as informações sobre a agenda e palestrantes dos painéis.
A primeira fase do programa tem início em fevereiro, com seis sessões de treinamentos virtuais que terão a participação de especialistas internacionais em mídia. Entre os temas estão monetização, melhores práticas para distribuição de conteúdo, audiência, cultura de dados e novos formatos de produção.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.
O jornalista e supervisor de Produção Executiva para a AJ+, Jon Laurence, será o palestrante da primeira sessão online, no dia 10 de fevereiro. O convidado é especialista em conteúdo digital e redes sociais e responsável por liderar a redação da plataforma digital da AL Jazeera, voltada para millennials. O coordenador do projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad, fará a mediação do encontro.
No painel “A disputa por atenção na era dos vídeos curtos”, Jon Laurence apresentará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.