Em evento virtual promovido na quinta-feira (18), o presidente da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), Nill Júnior, recebeu o presidente da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Michel Micheleto, para debater o tema "Radiodifusão e pandemia: desafios e oportunidades".
Micheleto relatou sua própria experiência à frente da Rádio Banda B, durante a emergência global. A primeira atitude foi confortar a equipe para, em seguida, buscar convencer os anunciantes sobre a importância de manter a marca em evidência mesmo em períodos adversos. A etapa seguinte envolveu estudar os segmentos que se mostraram promissores, como serviços de entrega de produtos. Dados e pesquisas, segundo ele, ajudam a gerar informação e a tomar decisões mais conscientes.
Para prosperar nas vendas, Micheleto aposta no treinamento da equipe comercial. Para que os funcionários do setor sejam bem-sucedidos, defende, é preciso que tenham conhecimento sobre o mercado e também sobre a empresa para a qual trabalham. “Qual a relevância da sua emissora para a sociedade? Por que anunciar na sua rádio e não na concorrência? Se o radiodifusor não tem essas respostas, está na hora de descobri-las ou de construir esses valores”, aconselha.
A crise sanitária também exigiu agilidade para adaptar a programação à nova realidade. O conteúdo noticioso ganhou mais destaque, as ações de solidariedade e campanhas de cunho social entraram na grade da emissora. Os comunicadores também ganharam atenção especial: a empresa criou uma linha direta para estimular os cuidados com a saúde mental, o ânimo e a prática de exercícios para cuidar da voz. “Alegria, emoção e informação compõem o tripé que guia nosso trabalho”, afirmou.
Ao concluir sua participação no evento, o presidente da AERP deu cinco conselhos sobre o enfrentamento à crise causada pela COVID-19: “Seja fiel ao cliente, tenha sempre uma lista de potenciais anunciantes, não confunda fidelização com desconto, pesquise e conheça seu público e leve o máximo possível de dados para a negociação com os anunciantes”, ressaltou.