As atualizações regulatórias foram pauta de painel do SET Norte 2025, realizado na quinta-feira (27), em Manaus (AM). O diretor de tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, falou sobre inovação e regulamentação no setor de radiodifusão.
“Vivemos hoje uma transformação acelerada, em que novas tecnologias digitais redesenham as formas de produção, distribuição e consumo de conteúdo, e a implementação da TV 3.0 é um passo importante para garantir a relevância da radiodifusão no Brasil, para manter a TV aberta em um espaço integrado e híbrido em um ambiente digital cada vez mais competitivo”, afirmou.
Abrahão defendeu ainda a criação de linhas de crédito para a implementação da nova geração de TV. Segundo Abrahão, para reproduzir o atual sistema de transmissão serão necessários, aproximadamente, R$ 21,9 bilhões. A implementação apenas nas capitais está em torno de R$ 4,9 bilhões.
Durante o painel, o diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão (Serad) do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior, apresentou a agenda regulatória do setor. Ele afirmou que o MCom “vem fazendo o dever de casa” para que os radiodifusores tenham acesso a recursos para acelerar a implantação da TV 3.0.
Também participaram do painel o representante da SET Regional Norte, Geraldo Cardoso de Melo, o servidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Severino Junior, e o assessor técnico de Engenharia da Abratel, Wender Almeida de Souza.

