Jornalistas, organizações e entidades representativas da mídia, dentre elas a ABERT, estão em Santiago (Chile), onde acontece a Conferência Global da UNESCO em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio.
A edição deste ano tem como tema “Uma imprensa para o planeta: o jornalismo diante da crise ambiental” e destaca o papel desempenhado pela mídia profissional na divulgação de informações seguras e confiáveis para assegurar um futuro sustentável, que respeite os direitos dos indivíduos e a diversidade de vozes.
Em evento paralelo, a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) realizará o seminário "A radiodifusão no novo momento tecnológico", no sábado (4), das 10h30 às 12h30 (horário local), no Centro de Convenções Gabriela Mistral.
O evento da AIR – entidade que representa 17 mil emissoras de rádio e TV das três Américas e tem como principal missão a defesa da liberdade de imprensa e de expressão – tem o apoio da ABERT. Renomados especialistas e pesquisadores debaterão temas como as violações ao trabalho jornalístico, as assimetrias regulatórias em relação às big techs, a regulação e responsabilização das plataformas digitais pelo conteúdo divulgado, os impactos da Inteligência Artificial e a disseminação de notícias falsas. O painel “Desinformação e Campanha Anti-Imprensa” contará com a participação dos professores Rose Marie Santini e Márcio Borges, do NetLab/UFRJ.
Após o evento, o brasileiro Paulo Tonet Camargo, presidente da AIR e conselheiro da ABERT, falará à imprensa e abordará a grave situação que atinge vários países das Américas, com uma avaliação do cenário mundial da liberdade de imprensa e de expressão.
O seminário da AIR será transmitido AQUI.