Representantes de emissoras de rádio e televisão das Américas, da Ásia e Europa estarão reunidos para a 42ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que acontece entre os dias 28 e 31 deste mês, em Montevidéu.
No primeiro dia, estão previstas reuniões do Conselho Diretivo da entidade e do presidente Luís Pardo Saínz com os presidente das delegações para tratar das resoluções de cada país.
No dia 29, haverá a abertura oficial da assembléia, seguida da conferência “Protegendo a Liberdade de Expressão na Era Digital”, a cargo do presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, convidado especial.
No mesmo dia, haverá o painel “Radiodifusão, Liberdade de Expressão e Democracia”. Nele, chefes de Estado e autoridades de países da América Latina vão contar como lidam com o papel da radiodifusão para o exercício da democracia.
Um dos temas centrais da assembléia será a situação de liberdade de imprensa nos países representados. O relatório denunciando assassinatos, atentados e outras ameaças aos veículos de comunicação brasileiros será apresentado pelo presidente da Abert, Daniel Slaviero. Ele ocupa a vice-presidência do Comitê Permanente de Liberdade de Expressão da AIR.
A AIR tem como vice-presidente Paulo Tonet Camargo (Globo) e como presidente do Comitê Jurídico Permanente, Alexandre Jobim (RBS), ambos conselheiros da Abert.
Assessoria de Comunicação da Abert