Empresários de rádio e TV das três Américas estarão reunidos, entre os dias 2 e 5 de março, na 47ª Assembleia geral da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), que acontece na cidade chilena de Santa Cruz.
O encontro terá a presença do diretor do Grupo Ipsos Chile, Marco Tapia, empresa internacional especializada em pesquisa de mercado. Na conferência “Rádio, audiências e métricas para as medições”, Tapia apresentará as metodologias utilizadas pelos meios de comunicação social, em particular, pelo setor de radiodifusão, e os últimos estudos sobre a eficiência das campanhas publicitárias em rádio.
Tapia foi o responsável pela implementação de vários estudos sobre a indústria da comunicação no Chile e em países do Cone Sul.
Argentino deverá comandar AIR
Durante o encontro em Santa Cruz, a AIR elegerá ainda o próximo presidente da associação.
Em maio de 2019, durante reunião do Conselho Diretor da AIR, em Montevidéu (Uruguai), o empresário argentino e secretário do Conselho Diretor da ARPA (Asociacion Radiodifusoras Privadas Argentinas), Eugenio Sosa Mendoza (Grupo Clarín), foi indicado para a presidência da AIR para o biênio 2019-2021.
A eleição aconteceria em novembro, no Chile, mas foi adiada por causa da convulsão social que dominou o país à época.
Se eleito, Sosa Mendoza deverá substituir o salvadorenho José Luiz Saca, que foi reconduzido à presidência da AIR em 2017.
A ABERT é associada à AIR, organização fundada em 1946 que representa mais de 17 mil emissoras privadas de rádio e TV nas três Américas e que tem por missão a defesa da radiodifusão privada e da liberdade de expressão e do pensamento.