Durante dois dias, 760 alunos voluntários do Senai – DF (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) participaram de um curso de capacitação para a instalação do kit com a nova antena parabólica digital, conversor e cabos.
Em Brasília e no Entorno do Distrito Federal, primeira região do país a receber a tecnologia 5G, na quarta-feira (6), as famílias que assistem TV aberta pela parabólica começaram a adquirir os novos equipamentos para garantir a continuidade do acesso à programação gratuita, no formato digital, com mais qualidade de imagem e som.
O treinamento dos alunos, uma parceria da ABERT com o Senai-DF, contou com a participação de técnicos e engenheiros da TV Globo, Band e SBT, além de representantes de quatro fabricantes de parabólicas digitais e da Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF), que explicaram, em aulas práticas, o processo de migração do sinal aberto da TV parabólica, atualmente na Banda C, para a Banda Ku, e a instalação de antenas e conversores.
Mais de 20 milhões de famílias brasileiras têm no serviço de TV aberta por satélite, ou parabólica, a principal fonte de informação e entretenimento. Desse total, cerca de 10 milhões de famílias que integram os programas sociais do governo federal (CadÚnico), poderão receber gratuitamente o kit com os novos equipamentos. No dia 20 de junho, a Siga Antenado iniciou o agendamento para distribuição e instalação dos kits na região de Brasília.
As famílias que estão fora do CadÚnico deverão trocar os equipamentos de forma adequada para continuar acessando os serviços da TV parabólica no formato digital.
“Esses profissionais serão multiplicadores, orientando a população sobre a conversão gratuita para a recepção do novo sinal digital via TV parabólica. A ABERT quer garantir que nenhum brasileiro fique sem acesso ao sinal aberto e gratuito da TV parabólica digital. De graça hoje, de graça sempre!”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
MCom e Anatel prestigiam iniciativa da ABERT
O lançamento da parceria entre a ABERT e o Senai-DF, na terça-feira (5), contou com a presença de representantes do Ministério das Comunicações (MCom), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Siga Antenado, engenheiros, professores e alunos, que lotaram o auditório do Senai de Taguatinga (DF).
“Tenho que falar do meu entusiasmo com o projeto. Vocês vão desligar algo que eu ativei há 30 anos, a Banda C. Paguei muitas mensalidades da minha faculdade de engenharia com essa ativação”, lembrou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.
De acordo com o secretário, as mudanças devem ocorrer sem trazer prejuízos para a população brasileira.
“É a radiofusão que faz chegar a informação a todos os lugares do país, que garante à população o que ela mais gosta: o rádio, a TV aberta, a internet”, afirmou Martinhão.
Também o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, Rodrigo Gebrim, elogiou a iniciativa da ABERT e falou da trajetória profissional que teve a partir de cursos técnicos do Senai.
“Assim como vocês, eu também comecei minha carreira como aluno do Senai”, disse Gebrim, emocionado.
“O apoio desses jovens, aqui presentes, como disseminadores desta política pública, é fundamental para o êxito do processo. Vocês serão protagonistas deste novo capítulo que estamos escrevendo na virtuosa história da comunicação social brasileira. Aproveitem essa jornada!”, enfatizou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiróz, “com esta iniciativa, a ABERT, representante de vanguarda do setor, incentiva a geração de mais emprego e mais renda. Com este trabalho, nossos alunos poderão contribuir para o desenvolvimento de nosso país”.
O lançamento da parceria foi encerrado com um discurso do aluno João Vitor Gomes de Oliveira sobre a expectativa do curso de capacitação.
“É uma oportunidade engrandecedora tanto para mim como para o nosso país. A chance de ser aluno do Senai me levou a uma vaga na Universidade de Brasília. Ontem saiu o resultado: eu passei para Engenharia Elétrica na UnB. Estou muito feliz!”
Iniciativa multiplica número de alunos voluntários
No segundo dia de aulas práticas, os alunos voluntários do Senai – DF foram a campo. Em Ceilândia Norte (DF), instalaram a nova antena digital da TV parabólica na casa da dona de casa Meire e do aposentado Benevalter Fideles.
“Estou impressionada! Olha como ficou a imagem! E o som!”, comemorou dona Meire.
Entre o primeiro e o último turno de aulas, o número inicial de alunos, estimado em 400 novos multiplicadores, quase dobrou. Entusiasmados com a iniciativa, outros 360 alunos procuraram a direção do Senai-DF para participar do curso. Ao todo, 760 alunos foram capacitados com o treinamento.