Um aulão sobre o sinal digital de TV reuniu dezenas de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG), nesta segunda-feira (20), em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia (GO). Em 31 de maio, a capital goiana e 28 cidades terão o sinal analógico desligado.
O aulão, realizado pela Patrulha Digital, tem como objetivo explicar a mudança do sinal analógico para o digital. A ideia é formar multiplicadores. Os estudantes orientarão os moradores sobre a instalação do conversor digital, sintonização dos canais e apontamento correto da antena.
Para a gerente de pesquisa do IFG, Maria Bethânia Gondinho, a formação dos alunos é muito importante para a sociedade. "Essa tecnologia é para todos. Tudo que vem de graça e com ajuda, vem para transformar. O que a gente precisa é fazer isso, transformar a vida das pessoas", afirmou.
Distribuição de kits
A Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, já distribuiu gratuitamente quase 100 mil kits de um total de 266 mil equipamentos que serão entregues às famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal. Para que o desligamento aconteça na data prevista, 93% dos domicílios deverão estar aptos para receber o sinal digital, considerando 90% dos lares, conforme decisão do Gired – grupo que conduz a transição da TV Digital.
A uma semana do desligamento do sinal analógico em São Paulo e 38 cidades da região metropolitana, a Seja Digital entregou 820 mil kits com conversores digitais para as famílias beneficiárias do CadÚnico. Até o início de abril está agendada a retirada de quase 300 mil kits. Mesmo com o desligamento previsto para 29 de março, a distribuição de 800 mil kits será mantida até a primeira quinzena de maio.
Para agendar a retirada do kit, basta acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar para 147.