As principais estratégias para fortalecer o vínculo do rádio com os anunciantes e ouvintes foram tema do encontro virtual promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), na quarta-feira (14).
Para o diretor do Sistema MPA e vice-presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, o rádio deve ocupar todas as plataformas e gerar conteúdo sem descuidar da interatividade. “Seu negócio não é rádio, mas uma empresa produtora de conteúdo multiplataforma”, ensinou.
Mayrinck ainda defendeu a obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM em todos os celulares. “Os smartphones geram a convergência de todas as mídias”, afirmou.
Segundo Marina Alves, gestora de Marketing do Sistema MPA, relacionamento e estratégia são as palavras-chave para o sucesso. “Primeiro, é preciso ser ouvinte do ouvinte, estar atento às necessidades dele e do anunciante”, defendeu. Mas a profissional acrescentou: as empresas de radiodifusão ainda não sabem negociar espaço no rádio como um veículo multiplataforma.
Carolina Sasse, diretora de Vendas da Cadena, afirmou que a criatividade exige que os criadores de conteúdo “calcem os sapatos dos clientes”, entendam o que estão buscando em meios de comunicação, que realidade enfrentam e que mudanças experimentaram durante a pandemia. “É hora de abrir a caixinha de perguntas e interagir com os ouvintes. É momento de testar novas ideias, tirar projetos do papel”, salientou.