Dezenas de radiodifusores mineiros debateram os desafios do setor de rádio e TV durante o 15º Encontro da AMIRT, realizado no sábado (27), em Unaí (MG).
Promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão, o seminário contou com a participação de especialistas em comunicação, jornalistas e representantes da indústria que apresentaram os novos modelos de equipamentos disponíveis no mercado.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, defendeu a necessidade de desregulamentação do setor de rádio e TV. “Vivemos em um momento de convergência e obviamente o modelo de negócio do rádio e da TV é diferente de anos atrás. Hoje o nosso setor é muito regulado e uma das nossas prioridades é conscientizar o governo da necessidade de desregulamentar o nosso setor para que se possa competir em condições de igualdade com os outros competidores que surgiram no mercado, principalmente nas plataformas da internet”, disse.
A ex-secretária de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Vanda Bonna, alertou sobre a necessidade de a radiodifusão estar sempre atualizada. “Para administrar o negócio, é preciso que os empresários fiquem atentos às normas e as regras do setor. Isso facilitará muito o gerenciamento de uma empresa de rádio e TV”, afirmou.
As mudanças nas regras trabalhistas e a atualização do decreto de radialistas também foram debatidas no encontro da AMIRT.