A reunião extraordinária do Grupo de Trabalho (GT) de Espectro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), na quinta-feira (29), foi marcada por homenagens ao diretor de Rádio da ABERT e ex-consultor do GT de Espectro da SET, André Cintra, e a Tereza Mondino, consultora do GT de Espectro e diretora da TM Consultoria em Telecomunicações.
Os dois engenheiros fizeram parte da equipe que criou o Grupo de Trabalho de Canalização na segunda metade dos anos 90 e, após 25 anos de contribuições para a SET e para a radiodifusão de TV digital, irão se aposentar no final de 2020.
Ex-presidente da SET, Liliana Nakonechnyj destacou a importância do trabalho de Cintra e Mondino.
“A Tereza e o André nos levaram a outro patamar de conhecimento, regulamentação e legislação. O André fez esse plano maravilhoso do canal de rede, utilizado por todos hoje, enquanto a Tereza conseguiu nos assessorar na parte de regulamentação técnica e achar a melhor forma de fazê-las e implementá-las. Foram trabalhos muito bonitos desenvolvidos pelos dois e cobriu o Brasil inteiro, permitindo o sucesso da TV Digital”, afirmou.
O presidente da SET, Carlos Fini, falou do desafio em continuar os trabalhos do GT de Espectro após as saídas de Mondino e Cintra.
“Sinto-me responsável em garantir o mesmo nível de atuação do grupo. Não será fácil, mas vamos trabalhar para isso, pois temos obrigação de manter o legado fantástico que a Tereza e o André deixaram”, afirmou.
Ao agradecer a homenagem, Cintra lembrou como foram os desafios da área. “Quando fui convidado pela Liliana para trabalhar com TV, eu fiquei na dúvida, pois nunca tinha trabalho nessa área antes. Mas foi muito legal! Como eu não era do setor, cheguei com ideias diferentes e isso foi muito bom. Vou parar, porque acho que outras pessoas devem assumir; devemos deixar o caminho para os jovens apresentarem suas ideias”, afirmou André Cintra.