Superintendente da Abert entre os anos de 1978 e 1995, Antônio Abelim visitou a sede da entidade em Brasília, acompanhado da família e de amigos. Durante a visita, Abelim conheceu o espaço de convivência da Abert, local que leva o seu nome. Aos 88 anos, se disse feliz em reencontrar antigos colegas, como a ex-chefe da área de cadastro, Maria Carneiro, que trabalhou na Abert por 19 anos.
Gaúcho de Santa Maria, Antônio Abelim participou da assembleia de fundação da Abert, em 27 de novembro de 1962. Foi presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), entre os anos de 1974 e 1978.
O Plano Básico de Radiodifusão Brasileira foi assinado pelo então ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, em Gramado, durante sua gestão à frente da entidade gaúcha.
Na área acadêmica, Antônio Abelim foi o primeiro coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Na mesma instituição, foi professor e chefe da Divisão de Rádio e Televisão Educativa.
O jornalista também participou da vida política de sua cidade. De 1960 a 1963, Abelim exerceu mandato de vereador. Atualmente, escreve colunas mensais no jornal A Razão, de Santa Maria, e participa, uma vez por mês, da programação da Rádio Imembuí.