A 68ª Assembleia-Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) começa nesta sexta-feira, 12, em São Paulo. O evento reunirá durante cinco dias, no Hotel Renaissence, cerca de 600 jornalistas e empresários do setor, representando 34 países.
Os debates vão abordar novas mídias, sustentabilidade e liberdade de imprensa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o CEO do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., o presidente do diário espanhol El País, Juan Luis Cebrián, e Roberto Civita (Editora Abril), estão entre os palestrantes.
Esta é a quinta vez que a Assembleia Geral da SIP ocorre no Brasil. A entidade, que tem a defesa da liberdade de expressão como principal foco de atuação, reúne 1.300 jornais e revistas das Américas.
Também estão confirmados para o evento Ascânio Seleme (O Globo), Marcelo Rech (Grupo RBS), Ricardo Gandour (O Estado de S. Paulo), Sérgio D´Ávila (Folha de S.Paulo), Ken Doctor (Newsonomics), e Ellyn Angelotti, do Instituto Poynter da Flórida.
Uma das atrações é o Domingão na SIP, evento gratuito que discutirá diversos aspectos sobre o futuro do jornalismo e da profissão do jornalista. Mais de 500 estudantes, professores e profissionais de imprensa se inscreveram para o painel.
Ao final da assembleia, será apresentado o resultado de uma pesquisa inédita com editores de jornais das Américas sobre as condições para o livre exercício da profissão no continente. A ABERT apoia a realização do evento.
Assessoria de Comunicação da Abert