Na próxima segunda-feira (7), data em que se comemora o Dia do Radialista, mais de 240 radiodifusores participarão, em Brasília (DF), da assinatura do contrato de migração das rádios AM para o FM.
A cerimônia será no Palácio do Planalto, às 10 horas, e contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.
O Brasil é o primeiro país do mundo a fazer um mutirão de assinaturas com radiodifusores para a mudança de faixa de AM para FM. O governo brasileiro dá um primeiro passo para a sobrevivência de quase 2 mil rádios AM que cobrem o território brasileiro.
A rádio AM vem perdendo espaço como mídia pela chamada "sujeira do espectro radioelétrico", interferência provocada pelo crescimento das cidades e que piora a qualidade da transmissão.
Em novembro de 2013, foi assinado o decreto que autorizava a migração do AM para o FM, mas somente após dois anos, em março de 2016, houve a primeira mudança para a nova faixa.
A indefinição sobre o preço das novas outorgas deixou os radiodifusores apreensivos. A grande preocupação era que o valor fosse compatível com a capacidade econômica das empresas em um momento delicado da economia brasileira.
Até o momento, 1.439 rádios AM solicitaram a migração para o FM.
SERVIÇO
Local: Palácio do Planalto
Data: 7 de novembro (segunda-feira)
Hora: 10h