O desligamento do sinal analógico na Costa Rica, marcado para 15 de dezembro de 2017, foi tema de debate na Assembleia da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR). Na quinta-feira (17), representantes do Brasil que participam do processo de migração da TV analógica para a digital apresentaram os resultados sobre a experiência brasileira na cidade goiana de Rio Verde e em Brasília e entorno do Distrito Federal.
Um dos participantes, o diretor de Projetos Especiais da Globo, André Dias, destacou a importância da população estar informada e preparada para receber o novo sinal.
“O mais importante é cumprir três etapas muito claras: informação prévia com intensidade, compreensão (ter segurança de que a mensagem foi entendida) e alerta, constantes avisos na programação das emissoras sobre a data do desligamento do sinal analógico”, afirmou Dias.
Outra experiência compartilhada pelo diretor da Globo com os membros da AIR foi o trabalho da Patrulha Digital, grupos de jovens voluntários que auxiliam a população como instalar as antenas e conversores digitais.
Também participaram do evento Luis Fausto, especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo, e representantes do setor de telecomunicações da Costa Rica.