Ao completar 47 anos de fundação, a Rede Amazônica, maior grupo de comunicação da região Norte e afiliada à Rede Globo, foi homenageada na quarta-feira (4) em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em entrevista à Rádio ABERT, o CEO Phellipe Daou lembrou que o grupo de empresas nasceu, em 1972, com a missão de trabalhar pelo desenvolvimento e integração da região amazônica.
“É um trabalho extremamente árduo que foi desenvolvido em uma região tão desconhecida à época e que, infelizmente, continua bastante desconhecida nos dias de hoje. Trabalhamos para libertar a população do isolamento. Estamos em um segundo momento, motivado pelas mudanças digitais que estão acontecendo no nosso segmento de mercado, para melhor servir a região. Hoje a empresa está usando bastante tecnologia para cumprir e defender os seus princípios de justiça, verdade e liberdade”, afirmou Daou.
Autor do requerimento para a realização da sessão, o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) leu em plenário a mensagem enviada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que destacou a relevância da emissora para o desenvolvimento da região amazônica.
“Desde a sua fundação, a Rede Amazônica transmite programação voltada aos interesses da população local e, assim, estimula a democratização e a cidadania”, discursou.
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) também compôs a mesa e destacou a cobertura jornalística dos veículos que integram a Rede Amazônica sobre as queimadas na Amazônia.
“47 anos é uma vida e a Rede Amazônica acompanha as vitórias, lutas e também as tristezas da Amazônia. Esse momento triste de queimadas na Amazônia, o que é um crime, tem sido acompanhado pela Rede, que tem levantado a bandeira de sustentabilidade da região. Momentos como esse são importantes para reafirmar a importância da Rede Amazônica para levar informações a todos os cantos da Amazônia”, disse a deputada.
Mais sobre a Rede Amazônica
Afiliada da Rede Globo, a Rede Amazônica está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima com conteúdo televisivo, rádio e online. A TV Amazonas foi a primeira emissora da rede, iniciando suas transmissões em 1º de setembro de 1972.
Em 1985, foi inaugurada a Amazonas FM. Depois surgiram as rádios afiliadas dos demais estados, como a Acre FM, Amapá FM, CBN Amazônia e Princesa do Solimões AM.
Hoje a emissora tem cinco geradoras, cinco estações em UHD, oito minigeradoras e 202 retransmissoras.