Com o desligamento da TV analógica previsto para 27 de setembro, a população da região de Fortaleza (CE) começará a receber mais informações sobre como se preparar para a chegada do sinal digital. Na manhã de quarta-feira (17), durante encontro do SET Nordeste, a ABERT, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil) lançaram a campanha de comunicação que será intensificada pelas emissoras de TV locais.
O diretor da ABERT, André Cintra, falou sobre o andamento do processo de digitalização da TV no Brasil:
“Estamos muito felizes porque a TV digital está caminhando. Já desligamos Rio Verde e Brasília em 2016 e, agora, São Paulo na data prevista. No final deste mês, desligaremos Goiânia e depois Recife. Em breve, será Fortaleza e Salvador”, afirmou Cintra.
Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Seja Digital, destacou a importância das parcerias e da mobilização social em regiões de população com vulnerabilidade.
“Só as campanhas de comunicação não adiantam em regiões mais vulneráveis. É importante legitimarmos o nosso discurso a partir da ajuda de líderes comunitários, religiosos, ONG’s, prefeituras, agentes de saúde e junto aos alunos nas escolas. Os alunos, nessas regiões, muitas vezes, são os primeiros a estudar em suas casas e levam as informações sobre o desligamento para os pais”, disse.
A diretora da Seja Digital falou sobre o alcance do desligamento no Ceará.
“Na região de Fortaleza, 15 cidades serão digitalizadas em 2017. São 3,9 milhões de pessoas atingidas pela digitalização em mais de 1,2 milhão de domicílios. Vamos distribuir 559 mil kits gratuitos até o final de setembro”, explicou. Os kits com cabo, conversor e antena digital são distribuídos gratuitamente para os beneficiários de programas sociais do governo federal.
Giuliana Carrazone, coordenadora de projetos especiais da TV Globo, também participou do lançamento da campanha e falou sobre as iniciativas voluntárias da emissora. Sobre a Patrulha Digital, projeto que reúne alunos na orientação da população, Giuliana afirmou ser “uma união de comunicação, jornalismo, programação e tecnologia da Globo”.
Mosaico
O segundo dia de SET Nordeste, na quinta-feira (18), começou com um workshop sobre o Mosaico, sistema da Anatel que tem como objetivo automatizar o processo que trata das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão.
A ferramenta foi apresentada pelo gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão, Yroá Robledo Ferreira, e pelo coordenador de Processo, Martin Jales Hon, ambos da Anatel.
Ferreira explicou que o Mosaico é uma plataforma que une engenharia à parte administrativa. O sistema representa um ganho de 95% no tempo de resposta da Anatel.
“Um processo de outorga que, em média, durava 180 dias, agora é liberado em 10 dias, por exemplo. Tudo isso sem mudar uma vírgula na regulamentação, só automatizando o processo”, afirmou o gerente.
No novo sistema, os usuários fazem o cadastro online e não precisam mais aguardar para se cadastrarem pessoalmente, o que reduziu as filas.
“A Anatel acredita que o Sistema Mosaico vai trazer grandes benefícios. Internamente, os processos de licenciamento de estações já ficaram mais céleres desde o ano passado, quando iniciamos a utilização do sistema”, disse Hon.
Mais sobre o SET Nordeste
Nos dois dias de evento, durante a tarde, os participantes assistiram palestras sobre o remanejamento de canais previstos no edital de venda da faixa de 700 MHz, empreendedorismo e inovação, serviços de satélites no Brasil, migração do rádio AM para o FM e novas tecnologias para o setor.
A gerente de Tecnologia de Transmissão da TV Globo em Recife, Carolina Duca, o especialista em Estratégia e Regulatório da TV Globo, Luiz Fausto, e o gerente do Sebrae Fortaleza, Glauber Uchoa, participaram das palestras.