As emissoras de televisão da cidade de São Paulo e entorno iniciaram na quinta-feira, 21, os avisos sobre o desligamento do sinal analógico de TV, conforme cronograma previsto na portaria do Ministério das Comunicações nº 481/14.
A campanha obrigatória sobre o switch off está prevista na portaria MC nº 3205/2014, que determina a veiculação de avisos durante a programação nos 360 dias anteriores à implantação definitiva do sinal digital em cada região.
Os avisos são divulgados por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica exibida no canto superior direito ou esquerdo da tela (em caso de sobreposição com o logotipo da emissora) e de tarjas pretas com texto fixo ao pé da tela.
O logotipo da campanha é dinâmico: na tela, surge uma letra “A” ou a palavra “Analógico”. Já a tarja preta ao pé da tela traz informações sobre o canal digital correspondente; as centrais de informação para tirar dúvidas (telefone 147 e site "www.vocenatvdigital.com.br”); e a disponibilidade da programação somente em canal digital quando concluída a contagem regressiva para o desligamento.
Para orientar as emissoras no cumprimento das regras, a Abert disponibilizou todo o material de comunicação, assim como o manual de instruções elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as ações obrigatórias de divulgação e as logomarcas com o símbolo da TV analógica (acesse aqui).
Em caso de dúvidas, o radiodifusor poderá entrar em contato com a assessoria jurídica da Abert pelo telefone 61-2104-4600 ou pelo e-mail