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    Campanha une instituições em combate à desinformação no RS

    “Seja responsável. Não acuse sem checar.” A frase é uma das 11 peças promocionais
    que a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras quatro
    instituições relacionadas ao jornalismo estão promovendo para combater a
    desinformação na tragédia do Rio Grande do Sul. Participam do movimento a
    Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio
    e Televisão (Abert), o Projeto Comprova e o Instituto Palavra Aberta.

    A proposta é disseminar as peças com as 11 frases de impacto para colaborar com
    a educação midiática dos cidadãos e evitar que mais boatos se espalhem entre a
    população. As peças serão veiculadas nos canais de comunicação e em jornais,
    revistas e sites, estimulando o público a refletir e a checar as informações antes de
    repassar cards, vídeos, mensagens e áudios que promovam o erro na avaliação da
    real situação da tragédia no sul do país.

    “Estamos vendo o desenrolar da crise de comunicação, com instituições sérias de
    jornalismo operando em situação precária e tendo dificuldade para combater a
    desinformação. Precisamos colaborar de alguma forma para que o público entenda
    a responsabilidade de repassar os boatos sem checagem”, explica a diretora-
    executiva da Aner, Regina Bucco.

    Lista no X mostra posts que, comprovadamente, distribuem desinformação

    As peças publicitárias foram produzidas a partir de sugestões das instituições
    participantes. A tônica é a checagem das notícias antes do encaminhamento aos
    contatos e a publicação nas redes.

    Para colaborar com o trabalho, uma lista no X (antigo Twitter) reúne checagens de
    diversas iniciativas brasileiras que monitoram e investigam conteúdos falsos e
    enganosos que circulam pelas redes sociais. Na lista Checagem de fatos #BR, é
    possível acompanhar verificações feitas por organizações como o Projeto
    Comprova, Lupa, Aos Fatos, UOL Confere, AFP Checamos, boatos.org e Estadão
    Verifica.

    "A desinformação é uma sombra que persegue a notícia”, afirma Sérgio Lüdtke,
    editor-chefe do Projeto Comprova. “Quanto maior a dimensão da notícia, como é
    o caso da tragédia climática no Rio Grande do Sul, mais atrativa ela é para agentes
    de desinformação interessados em confundir, enganar e produzir falsas narrativas.
    Acompanhar os processos de investigação das organizações de checagem ajuda as
    pessoas a criarem suas próprias defesas contra a desinformação”, recomenda.

    Educação midiática é um caminho para evitar desinformação

    Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, reforça que a educação
    midiática é um caminho para evitar a disseminação da desinformação:

    “A educação midiática auxilia no combate à desinformação pois tem como um dos
    principais objetivos o desenvolvimento da análise crítica de qualquer conteúdo,
    ensinando o cidadão a diferenciar fato de opinião, a identificar o propósito, o
    objetivo e intenção da informação que chega por todos os lados. E vai além, ao dar
    ferramentas para que qualquer pessoa entenda a sua responsabilidade no
    ecossistema informacional”.

    As peças publicitárias serão compartilhadas a partir desta semana com os veículos
    de mídia e nas redes sociais das instituições parceiras.

    “O combate à desinformação é uma atividade constante, mas em situações críticas,
    como a que vemos no Rio Grande do Sul, há um sentido de urgência e relevância
    que exigem ainda mais esforços da imprensa para restabelecer a credibilidade do
    que está sendo divulgado ao público”, diz Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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