Ficou mais fácil escutar suas rádios favoritas, com melhor qualidade de áudio e transmissão, e de forma gratuita. Alguns fabricantes de celulares estão disponibilizando uma atualização de software que amplia a faixa estendida de FM (eFM), de 87.5 FM para 76.0 FM, em vários aparelhos.
O eFM é predominantemente utilizado para acomodar estações originadas no AM. A novidade foi relatada por ouvintes que acompanham a programação das emissoras em aparelhos celulares.
De acordo com ato publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro de 2021, todos os fabricantes de celulares são obrigados a habilitar funções de recepção de rádio FM nos aparelhos comercializados no mercado brasileiro.
A determinação atende a uma antiga reivindicação da ABERT, que desde 2014 vem promovendo campanhas que estimulam o consumidor a escolher modelos de celulares que tenham o chip FM integrado, como forma de garantir o acesso gratuito ao rádio.
Para facilitar a pesquisa, a ABERT possui uma lista atualizada de modelos de aparelhos que já contam com o dispositivo FM instalado de fábrica AQUI.