Os investimentos em compra de mídia no Brasil alcançaram o volume de R$ 3,7 bilhões nos primeiros três meses de 2023, de acordo com o mais recente painel Cenp-Meios, lançado na sexta-feira (2) (AQUI).
O montante é 7,7% maior na comparação com o primeiro trimestre de 2022, quando o resultado ficou em R$ 3,45 bilhões, o que indica um início de ano aquecido para o mercado nacional.
Os dados do atual relatório foram aferidos em informações fornecidas por 299 agências de publicidade, uma base um pouco menor que em 2022, quando 303 agências reportaram seus resultados.
Para o Cenp-Meios, o crescimento do primeiro trimestre deste ano sinaliza estabilidade em relação ao ano passado, quando houve uma alta de 7,6% em comparação a 2021.
“É positivo confirmar que seguimos investindo, apesar de todos os desafios do momento. É um mercado resiliente que segue apostando no Brasil”, afirma o presidente do conselho do Cenp, Luiz Lara.
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, a TV aberta segue como a detentora dos maiores investimentos em compra de mídia no Brasil, com share de 46,3%, totalizando um valor de R$ 1,718 bilhão. O rádio aparece com 3,9% (R$ 145 milhões), um aumento de 0,03% em relação a 2022.