Imagem mais nítida, possibilidade de interação, som de melhor qualidade e livre de ruídos. A chegada do sinal digital tem mobilizado equipes da Patrulha Digital nas várias cidades brasileiras que vivem o processo de desligamento do sinal analógico de TV. Também as campanhas de comunicação, com alertas à população sobre o fim das transmissões analógicas têm sido intensificadas.
Na quarta-feira (20), a Patrulha Digital foi lançada em Contagem (MG). Alunos voluntários do Sesi e Senai, que recebem instruções e treinamento, vão visitar as casas de Belo Horizonte e de outras 38 cidades de Minas Gerais, levando informações sobre a migração do sinal de TV. Os moradores receberão orientações para a instalação dos equipamentos.
A partir do dia 8 de novembro, a população mineira assistirá apenas sinal digital de TV aberta e gratuita.
As ações de divulgação das empresas envolvidas no desligamento do sinal analógico precisam alcançar os mais de 5,5 milhões de mineiros que receberão o novo sinal.
Em Minas Gerais, cerca de 500 mil beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único do governo federal têm direito a retirar kits gratuitos, com cabo, conversor e antena digital. O agendamento já está aberto pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo número 147.
Paraná também terá lançamento
Na próxima sexta-feira (29) acontecerá o lançamento da Patrulha Digital e da contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico de TV em Curitiba e em outros 27 municípios paranaenses.
A população do estado já se prepara para a mudança de sinal, que irá acontecer em 31 de janeiro de 2018. Ao todo, 3,5 milhões de pessoas deverão se preparar para o sinal digital.
Quase 320 mil kits digitais serão distribuídos gratuitamente para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal no Paraná.
Estão confirmadas as presenças do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, do presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Marteletto, e do presidente da Aerp, Alexandre Barros.
Pelo Brasil
As próximas cidades a terem o sinal analógico desligado são Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro (CE) e Sobral (CE), na quarta-feira (27).
O desligamento do sinal analógico só acontece se for alcançada a meta de pelo menos 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de TV terrestre e aberta. O índice exigido pelo Ministério das Comunicações já foi alcançado em Salvador (94,2%) e Fortaleza (91,2%). Nestes locais, pouco mais de 220 mil kits ainda devem ser entregues às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal.