O cinegrafista da TV Gazeta, Wagner Martins, foi agredido até desmaiar por correligionários do candidato a reeleição da prefeitura de Vila Velha (ES), Neucimar Fraga (PR). Imagens mostram Wagner sendo hostilizado e apanhando até cair. A confusão aconteceu no comitê do candidato, que foi derrotado nas eleições.
Wagner Martins foi socorrido no local por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Atenção à Saúde, e segue internado com hematomas na cabeça e em outras partes do corpo.
Além do profissional da TV Gazeta, o grupo também atacou o cinegrafista da TV Vitória, que teve a câmera quebrada enquanto filmava a agressão ao colega. Repórteres de outros veículos conseguiram se defender.
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, lamentou o fato em nota e se colocou à disposição para identificar os agressores. Ele afirma que homens que participaram do ataque às equipes de jornalismo não fazem parte da sua equipe.
A ABERT condenou a agressão, considerada “gravíssima” por se tratar de “um atentado contra um princípio fundamental do Estado democrático de direito, que é garantia à liberdade de imprensa”. A entidade que representa 3 mil emissoras de rádio e TV no país disse esperar “rigorosa apuração” das autoridades do Espírito Santo.
Assessoria de Comunicação da Abert
(Foto cedida pela Rede Gazeta)